sábado, 31 de março de 2012

Choque anafilático

O que é:

O choque anafilático ou anafilaxia, é uma reação alérgica aguda que leva o indivíduo a ter falta de ar e que pode ser fatal, a menos que o indivíduo receba o tratamento de emergência prontamente. Dentre as diversas causas do choque anafilático, pode-se citar a anestesia, picada de inseto ou alimentos.

Sintomas do choque anafilático:

Os sinais e sintomas de um choque anafilático são a dificuldade em respirar, sudorese, pele pálida, fria, pulso rápido, chiado ao respirar, desmaio e coceira e vermelhidão pelo corpo.

Primeiros socorros para choque anafilático

Em caso de suspeita de um choque anafilático recomenda-se chamar uma ambulância o mais rápido possível.


Enquanto espera, tente perceber o que causou a reação alérgica, se foi uma picada de inseto ou cobra, por exemplo, retire o ferrão do animal da pele e aplique uma pedrinha de gelo no local, amarre com força um tecido limpo alguns centímetros acima da mordedura do animal, para diminuir a disseminação do veneno.


Alguns pacientes alérgicos costumam ter uma medicação anti-alérgica (Epinefrina) no bolso ou na carteira, pergunte a ele e se for o caso dê a medicação o mais rápido possível.

Tratamento para choque anafilático

O tratamento inicial para o choque anafilático, é uma injeção intravenosa de Adrenalina de 0.3 a 0.5mg e oferecer oxigênio ao indivíduo, por meio de uma máscara.


Se a garganta estiver fechada e impedir a passagem do ar é necessário realizar uma cricotireoidotomia (fazer o paciente respirar por aparelhos) para manter a integridade cerebral, até que a situação seja normalizada.

Causas do choque anafilático

Algumas possíveis causas do choque anafilático são os medicamentos, veneno de inseto, determinados alimentos que causam alergia no indivíduo como ovo, por exemplo.

Porque ocorre o choque anafilático

O choque anafilático acontece quando um indivíduo entra em contato com algum agente que excite demais o sistema imunologico, fazendo com que ocorra uma reação exagerada de seu organismo produzindo convulsões, perda do controle vesical, inconsciência ou acidente vascular cerebral num período de 1 a 2 minutos até 1 hora à exposição ao alérgeno.


FONTE: Referência BibliográficaFIGUEIREDO LFP. Quais as medidas imediatas no choque anafilático? Acesso em Nov. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário