segunda-feira, 5 de março de 2012

Caminhar é um bom começo para atividade física regular




Caminhar não ter restrições e é o exercício aeróbico ideal para adultos saudáveis, idosos e portadores de doenças cardíacas e/ou metabólicas (como diabetes, obesidade e hipertensão).
O ato de andar faz parte da nossa vida. E a caminhada é simplesmente andar num ritmo mais acelerado e contínuo.
Vantagens
  • - Produz os mesmos benefícios da corrida, do ciclismo e da natação, quando bem executada
  • - É considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos, sob o ponto de vista cardiovascular e ortopédico
  • - Apresenta índices quase inexistentes de lesões
  • - É uma atividade física simples de ser realizada e requer muito pouco em termos de equipamentos e investimentos
  • - Pode ser realizada individualmente ou de forma coletiva


Sugestões
Horário: escolha um horário em que você não esteja cansado. Dê preferência ao período da manhã, até as 10h e após as 17h em dias ensolarados. Se você for cardíaco, deve procurar um médico para orientá-lo sobre os melhores horários para a prática da atividade.

Que roupa usar?
Prefira peças leves, folgadas e de algodão. Evite tecidos sintéticos. O tênis deve estar bem ajustado, ser macio e sem folgas. No frio, use um agasalho. Também carregue com você uma garrafa d’água e beba o equivalente a 200 ml a cada meia hora, para não desidratar.
Local de treino
Dê preferência a lugares seguros, em áreas com alta concentração de verde  e de pouco movimento de carros. Evite ladeiras e inclinações.
Antes de caminhar
Existem inúmeros alongamentos de simples execução (alguns deles estão em posts anteriores do Prepare-se). Faça uma ginástica leve de 5 a 10min antes de começar o exercício.
Frequência
O ideal é caminhar diariamente, principalmente nos casos de obesos e pacientes cardíacos, que podem fazer o exercício sem problemas. A caminhada é eficaz se feita em dias alternados, de preferência 3 vezes por semana.
Caminhando
Procure caminhar sempre de 30 a 60min por vez. Ao final, sempre faça os alongamentos, que, além de prevenir lesões, não deixam a perna com aquela sensação de rigidez e dor causadas pelo ácido lático.
Boa caminhada!


Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário